ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

a origem da bíblia

a origem da bíblia

O mundo sem A Bíblia! parece difícil aos nossos ouvidos para crer. Durante os primeiros anos, parece que não havia revelação escrita. Não há registro de quaisquer escritos inspirados na Bíblia.Isto

Como a Bíblia chegou até nós?A história de como a Bíblia chegou até nós, na forma em que conhecemos, é longa e fascinante.

Na época atual caracteriza - se por descrença em tudo o que é de Deus, (sempre houve descrença)

 A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS,                                                 

O Livro Santo,

O grande poder de Deus                                                         

Desfaz todo o poder do diabo.                    

Alumia o nosso coração,                                                                            

Transmite alegria,

Supera a adversidade,                                                                             

Fortalece a nossa fé,

Reverdece em nós a esperança da glória.                                                    

Realiza milagres,

Edifica caráter,                                                                                            

Produz mudança,

Cura feridas                                                                        

Transforma circunstância. Etc....

Peçamos ao Espírito Santo, o autor da Bíblia que ilumine as nossas mentes e prepare um altar em nosso coração para recebermos o fogo do céu através da meditação da Santa Palavra de Deus.

Quem teve a idéia de escrever a Bíblia?bÍBLIA.jpg


Em II Pedro 1:21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.


Mas como começou? O MUNDO SEM A BÍBLIA.

Embora a palavra BÍBLIA tenha surgido em 150 d.C. a composição começou antes quando Deus revelou a Moisés, que escreveu todas as palavras do Senhor (Ex.24:4) Que Davi escreveu todas as palavras do Senhor (II Sm.23:1 e 2).
Temos que Lucas escreveu o seu evangelho (Lc. 1:1 a 4) e que João escreveu Apocalipse (Ap.1:1 e 2). Apesar de haver homens santos naqueles dias primitivos tais como Noé, Abraão, Jacó, etc. com quem o todo poderoso frequentemente tinha comunicações verbais, mesmo assim nós não temos que, qualquer um deles fosse inspirado para escrever a Palavra de Deus. Por meio da escrita.
Deus verbalmente de uma maneira direta e pessoal a
Adão Gn. 2:16 Caim Gn.4:6 Noé Gn.4:13 Abraão Gn.12:1 Isaque Gn. 26:24 Jacó Gn. 28:13 etc.

Parece que por este meio verbal Deus instruiu o homem concernente as muitas leis que depois foram incorporaradas no Pentateuco, tal como o sábado, Gn. 3:3, o casamento Gn. 3:24 ,ofertas e sacrifício Gn.4:4 e 7.Assim nós podemos ver que desde o começo,o homem possui sem Escrituras, o conhecimento de Deus e suas leis contudo deve ser lembrado COM OU SEM a Bíblia havia sempre duas testemunhas independente para Deus:a NATUREZA E A CONCIÊNCIA

1) A NATUREZA (ou as obras de Deus na criação)
Sl. 19:1 a 3 e Rm. 1:19 a 20 

2) A CONSCIÊNCIA Rm.2:14 e 15.
Porém A NATUREZA somente nos ensinou que há um só Criador. Enquanto a valiosa dádiva A CONCIÊNCIA pode ser abusada até o ponto de render-se inativa - II Timóteo 4:2 - Prega a Palavra, insta quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longaminidade e doutrina.

Consequentemente há necessidade para a revelação, como é contido na Bíblia, que vive e permanece sempre - I Pedro1: 23 - Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Que não somente nos conta que há um Criador, mas revela para quem é aquele Criador. 

O Nascimento da Bíblia

O homem sob a consciência fracassou. Agora ele é colocado sob a LEI.

O que diz as Escrituras a respeito do Velho Testamento e do Novo Testamento? 
Testamento latim “testamentus”; ao termo grego “diathéke”; “Concerto”. Em Jeremias 31:11 foi profetizado um NOVO CONCERTO que iria substituir àquele que Deus fez com Israel no deserto (Ex.24:7 e 8). 

O Antigo Testamento recolhe e transmite a experiência religiosa do povo israelita desde as suas origens até a vinda de cristo. Documenta a história de Israel desde a perspectiva do sentimento religioso, mantém vivo a expressão de adoração da sua fé através do culto e recolhe as instruções dos seus profetas de Jesus Cristo, o Filho e eterno de Deus e as inspiradas reflexões dos seus sábios poetas.

O Novo Testamento é a referência definitiva da fé cristã, nele se encontram consignados os acontecimentos que deram origem a igreja de Jesus Cristo, o Filho e eterno de Deus.

A epístola aos Hebreus 1:1, no Novo Testamento começa assim: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, e nos falou nestes dias pelo Filho.” Podemos ler ainda Hebreus 10:1 - “Porque, tendo a lei à sombra dos bens futuros, e não imagem real das coisas. Hebreus 9:16 – Porquanto,onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.Quando Cristo morreu na cruz cumpriu a antiga Lei, tornando-a sem efeito.
Quando Jesus Cristo morreu na cruz, cumpriu a antiga lei, tornando-a sem efeito. Novo Testamento a Lei Perfeita da Liberdade.
E os dez Mandamentos? Foram anulados? Sim eles estão superados. Toda a lei Mosaica foi abrogada, mas nove dos dez mandamentos foram incorporados na era do Novo Testamento. Na Lei de Cristo. Nós obedecemos essencialmente às Leis que Cristo pronunciou. Só a lei do sábado foi abandonada sendo substituída pelo primeiro dia da semana – O Dia do Senhor - domingo. Os apóstolos e cristãos primitivos reuniram-se no primeiro dia da semana para partir o pão. Da mesma maneira que não devemos trocar nossa salvação pelo sábado, não devemos idolatrar o domingo. O SENHOR É SENHOR DE TODO O TEMPO. O Velho Testamento não se deve abandonar nem considerar seu conteúdo como indigno de qualquer estudo. 


O Velho Testamento serve a muitos propósitos na vida do cristão

1) Dá-nos uma explanação de como o universo começou.
2) Revela-nos o que nós próprios somos.
3) Explica o pecado e a nossa necessidade de um Salvador.
4) Oferece base necessária para uma boa compreensão do Novo Testamento.
5) Apresenta-nos muitos dos princípios eternos de vida correta, amor a Deus, fé e obediência similares. 
6) Está repleto de Histórias verdadeiras como ilustrações para nos advertirem contra o mal e dirigirmos na senda do bem.
7) Cotem muitas das passagens mais inspiradoras da Bíblia, como o Salmo 23, o capítulo 53 de Isaías, etc.
8) Convence-nos da inspiração das Escrituras, através de suas profecias concretizadas.
9) Auxilia-nos a sentir a majestade e a grandeza de Deus. 
10) Mostra-nos como somos abençoados pelo fato de vivermos na Era Cristã. 

O Antigo Testamento recolhe e transmite a experiência religiosa do povo israelita desde as suas origens até a vinda de cristo. Documenta a história de Israel desde a perspectiva do sentimento religioso, mantém vivo a expressão de adoração da sua fé através do culto e recolhe as instruções dos seus profetas de Jesus Cristo, o Filho e eterno de Deus e as inspiradas reflexões dos seus sábios poetas.

O Novo Testamento é a referência definitiva da fé cristã, nele se encontram consignados os acontecimentos que deram origem a igreja de Jesus Cristo, o Filho e eterno de Deus.
A Lei tratava seus súditos como escravos. O Evangelho transforma-os em Homens livres
A Lei revelou Deus como Criador, o Evangelho revelou Deus como o Pai.
O 1ª era carnal o último espiritual. A 1ª foi terrena a última celestial.

Um pouco de História:

Quase 2000 anos se passaram e Deus chama a Abrão Gn.12:1 e muda o seu nome (Gn.12:)para Abraão e o constitui líder de um povo Gn. 14:2 a 15.
Cerca de 500 anos depois de Abraão. (1500 a.C.). Isto são 2500 anos precedentes da história. Em Hebreus 11:24 a 27 Moisés foi preparado para uma tarefa importante.
Em Ex.17:14 – O Senhor ordena a Moisés para escrever a Peleja de Amaleque num livro (Este livro é destinado a sobreviver os céus e a terra Lc.21:35). 
Amaleque é descendente de Esaú – tribo do Sul da Palestina – Amaleque Pelejou contra os Filisteus Israelitas em Refidim - Êxodo 17:8 A 16 Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, eu estarei no cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas, quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. E, assim, Josué desfez a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e relata-o aos ouvidos de Josué: que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus E Moisés edificou um altar e chamou o seu nome: O SENHOR é minha bandeira. E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.
(A primeira menção a Josué como chefe do exército de Israel. O íntimo colaborador de Moisés).


Em Deuteronômio 4:8 lemos: E que gente há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje dou perante vós?Como já vimos Deus falava oralmente e as leis já existiam, mas Deus só ordenou a Moisés escrevê-las.

Oráculos de Deus em original grego significa “declaração Divina”, “palavra”.

Curiosidade: Quando Abraão saiu de Ur dos Caldeus ele despediu de seus parentes em aramaico (siríaco) I Reis Com suas árduas peregrinações e com tribuladas andanças de seu filho Isaque e seu neto Jacó a antiga língua mesopotâmia aramaica foi modificada paulatinamente até transformar-se em hebraico (judaico). O hebraico possui muitas semelhanças com o idioma Ugarite e com a língua Fenícia e Moabita. O Velho Testamento era conhecida como a língua de Canaã (Isaías 19:18) e judaico .(I Reis 18:26) Uma das característica dos idiomas Semíticos é a raiz tri-consonantal que age como uma espécie de aramaico para uma série de padrões vocálicos “kohen K,H,N seria arcabouço e,o,e, o padrão vocálico.O alfabeto hebraico foi originário da escrita fenícia 



Porque existe o mal? Será que Deus não existe?

Deus não é responsável pelo o mal que ouve no passado uma rebelião contra Deus Satanás, o grande inimigo de Deus “homicida” desde o princípio João 8:44


Como sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus?

Mais cedo ou mais tarde, quase todo o cristão enfrenta a pergunta. A pergunta não é nova. 
- A 1ª tentação do homem começou com um ataque à Palavra de Deus. O diabo, na forma de uma serpente, disse a Eva (Gn. 3:1) É assim que Deus disse?
- A palavra de Deus é a nossa defesa contra o diabo. Quando Jesus foi tentado no deserto, a sua defesa contra o inimigo foi a palavra. Nós também usamos a palavra quando queremos ajudar os outros que têm dúvidas e temores. E usamos a sua Palavra àqueles que vêm a nós com dúvidas sinceras, pois eles desejam saber o caminho certo.
- Antes santificai a Cristo, como Senhor em vossos corações, estando sempre preparados para responder a todos aqueles que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia com boa consciência de modo que naquilo em que falam contra vós outros,fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento.I Pedro 3:15 e 16 

>>>>>>>>>> a bíblia e a redenção do homem