ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

Mensagem -Isaías 6:1-7 - Virtude num simples toque

Mensagem -Isaías 6:1-7 - Virtude num simples toque

Virtude num simples toque de fé

Isaías é escolhido e consagrado para profeta

1 - No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.

2 - Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam.

3 - E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

4 - E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

5 - Então, disse eu: ai de mim,estou perdido! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos!

6 - Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

7 - e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e purificado o teu pecado. Aleluia!A expressa “um simples toque” pode parecer fraca. Mas basta para vermos o contrário, lembramos que um simples toque numa rede de alta tensão, pode trazer sérias conseqüências. E o poder de Deus é muito maior do que o da rede de alta tensão.

I – O toque para a morte e condenação

a) No fruto da ciência do bem e do mal (Gn. 3:3)... Mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

b ) Nos ungidos do Senhor (ICr.16:22) Não toqueis os meus ungidos e aos meus profetas não façais mal.

c) Nos escolhidos de Deus (Zc.2:8) Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Depois da glória, ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.

II – O toque da bênção de Deus----dado por Jesus:

a) Ao leproso para purificá-lo. (Mt. 8:3) Então, disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E, naquela mesma hora, o seu criado sarou.

b) Aos cegos, para curá-lo (Mt. 20:24)  Então, Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.

c) Em Malco para restitui-lhe a orelha. (Lc. 22:51)  E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.

 Dado pelo anjo do Senhor:

a) A Pedro para tirá-lo da prisão (At.17:7) E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! E caíram-lhe das mãos as cadeias.

b) A Isaías, com uma brasa viva tirada do altar para purificá-lo do seu pecado. (Is. 6:7) E com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirado, e purificado o teu pecado. Aleluia!

Dado pelo próprio Deus:

a) A Jeremias para dar-lhe a sua palavra (Jr.1:9) E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.

b) A Isaías também para conceder-lhe a palavra. (Isaías 51:16) E ponho as minhas palavras na tua boca e te cubro com a sombra da minha mão, para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo.

Dado pelos crentes:

 Porão as mãos sobre os enfermos e os curarão. (Mc. 16:18)

III - Quem descobriu isso, buscou esse toque.

A)               A mulher hemorrágica tocou em Jesus e foi curada (Mc. 5:25-29) 5 E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue,e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior, ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta.Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.

B)               Traziam-lhes meninos para que os tocasse (Mc. 10:13) E traziam-lhe crianças para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhas traziam.

 Conclusão:

Existe virtude no toque de Jesus, também no toque do anjo do Senhor, e até no toque dos servos do Senhor: Jesus disse que os crentes porão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Apelo: Pela virtude num toque de fé, você pode tomar posse das bênçãos de Deus: Salvação, cura, libertação e muitas outras conduzam também seus filhos à presença de Deus, párea receber dEle virtude pela fé.

4ª Mensagem Isaías 6:1-9-         O poder de uma vida totalmente entregue a Deus.

Isaías é escolhido e consagrado para profeta

No V.9 – Ele disse: “Vá, e diga a este povo”.

Aqui está o segredo de uma vida que Deus usa.

1)                            V.5 – Purificação “Ai”

2)                             V.7 – Consagração  “Veja”

3)                            V.8 e 9 – Comissão “vá”

O poder de uma vida entregue a Deus está em....

1 – Você ter uma vida pessoal limpa: “Ai”.

Sl.24:3 a 5 – Quem poderá subir ao monte do Senhor? Quem poderá entrar em Santo Lugar?.....Aquele que as mãos limpas e o coração puro, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura, enganosamente, este receberá a benção do Senhor.

Lembre-se das palavras de Paulo aos Gálatas, sobre as obras da carne que se opõem as obras do Espírito.

Gl.5:19 -23 – Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatria e feitiçaria,ódio,discórdia, ciúmes, ira egoísmo, distensões e inveja, embriagues orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto como antes vos adverti. Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Hb. 12:14 – Sem santidade ninguém verá a Deus.

Pureza é uma questão de decisão pessoal.

No tempo: O rei Uzias morreu no ano 740 a.C. Ele entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso. Durante grande parte de sua vida Uzias fez o que era reto aos olhos do Senhor (II Cr. 26:4).Porém  quando se afastou de Deus, foi contaminado pela lepra.

Aqui em Isaías sua visão estava relacionada como mensageiro de Deus para o povo. Isaías recebeu uma missão muito difícil de dizeres aos crentes que se acreditavam abençoados por Deus. Que seriam destruídos por Deus por causa da desobediência.

Isto nos encoraja a confessar os nossos pecados.

Serafins – era uma espécie de anjos cujo nome originou-se do verbo “queimar” talvez indicando sua pureza como ministro de Deus

Na história de Davi e Saul, os dois reis pecaram, mas Davi. Tinha um coração quebrantado e decidiu romper com o pecado.

 II Tm. 2:21 – Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso de honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. Diz :Quem se purificar será usado para fins específicos.Se você deseja ser usado para coisas especiais limpe-se .

Gl.2:20 – Fui crucificado com Cristo Assim não sou eu quem vive , mas Cristo vive em mim.A vida que agora vivo no corpo, vivo-o pela fé no filho de Deus que me amou e se entregou por mim.

Leia >>>JEREMIAS